Como tratar queda de cabelo: Especialista explica

Posted on
mulher com a mão no cabelo para representar a pauta como tratar queda de cabelo

A cantora sertaneja Maraisa já revelou que sofre de alopecia androgenética. Popularmente conhecida como calvície, ela causa a queda dos fios, afeta homens e mulheres e tem origem genética. Os sintomas incluem madeixas mais finas e ralas. Com o tempo, aberturas surgem no couro cabeludo. No entanto, seja essa ou outra questão, a dúvida comum está em descobrir como tratar queda de cabelo

Mas, antes, vamos entender a doença. “Na alopecia androgenética, há uma queda capilar permanente e progressiva que pode começar na adolescência e progredir até os 60 ou 70 anos. Isso resulta na rarefação e expõe mais o couro cabeludo”, explica Letícia Odo, cirurgiã plástica e especialista em cabelos das Clínicas Odo. A profissional também é membro da Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar.

Além dessa condição, outras causas de queda capilar envolvem problemas hormonais da tireoide, doença reumatológica, hipovitaminose e excesso de oleosidade no couro cabeludo. Caspas e inflamações como, por exemplo, a dermatite de contato por alergia a produtos químicos como alisamento e tintura também estão na lista.

De acordo com Letícia, recentemente, uma causa que elevou a queda capilar foi o coronavírus. “A própria contração da infecção da Covid-19 é a causa da queda pelo processo inflamatório em todo o organismo (alopecia por eflúvio telógeno). Mas, também, o estado de pandemia e isolamento aumentou o estresse, além de outros fatores psicológicos como depressão e ansiedade, resultando numa maior perda dos cabelos na população em geral”, diz.

Como tratar queda de cabelo?

cabelo soltando da escova de cabelo para ilustrar pauta sobre como tratar queda de cabelo

Entender as causas que levam à queda de cabelo é importante, bem como tratá-la. O primeiro passo, no entanto, envolve fazer o diagnóstico correto para começar o tratamento. “Geralmente, iniciamos com o tratamento clínico como uso de shampoo específico, loção tópica e medicamentos e/ou suplementos orais para o tratamento capilar”, pontua a especialista. 

“Também associamos procedimentos como a mesoterapia (injeção de medicamentos diretamente no couro cabeludo para atingir os folículos), microagulhamento, ledterapia e laser. Todos os procedimentos têm a finalidade de fazer o cabelo crescer, engrossar o fio e mantê-lo na fase anágena (fase de crescimento dos fios capilares que pode durar de dois a sete anos)”, completa.

Para os casos que não há crescimento dos cabelos com o tratamento clínico devido a perda permanente do fio, a indicação da médica é o transplante capilar para restaurar a área calva. Mas, se você ainda não chegou nessa fase, há outros procedimentos que podem ser feitos, como realizar mudanças na alimentação. Com isso, é interessante consumir ovo, cenoura, atum, salmão, nozes e outras opções que sejam ricas em ômega-3, ferro e zinco.

banner como diminuir queda de cabelo

Quando é necessário buscar ajuda?

O especialista deve ser procurado quando há uma rarefação progressiva dos cabelos ou quando não há melhora da queda capilar abrupta no prazo máximo de 3 a 4 meses. Também é importante procurar o médico se há locais no couro cabeludo sem nenhum fio capilar (placas de alopecia). Outros sinais de alerta são caspas em excesso e coceiras do couro cabeludo”, orienta a profissional.

Por fim, não esqueça: o importante é sempre procurar o médico o quanto antes para não deixar que alopecia progrida e dificulte a recuperação. Agora, após saber como tratar queda de cabelo, que tal ler dicas que ajudam a fortalecer a raiz do cabelo?

0 Comentários

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.