Como cuidar de cabelos em transição capilar e assumir os fios naturais

Posted on

O processo de transição capilar vem ganhando mais força nos últimos anos e tem intensificado a quebra de tabu entre os padrões de beleza. Afinal, todos os estilos são lindos e precisam ser aceitos pela sociedade. Apesar do procedimento ter sido bastante disseminado pelas celebridades femininas, muitas mulheres ainda têm dúvidas de como cuidar de cabelos em transição capilar. 

O processo pode ser definido de forma simples: é quando você resolve abandonar os procedimentos químicos no cabelo e assumir os fios naturais. Contudo, a transição capilar pode significar uma mudança para alcançar autoconhecimento, liberdade, força e empoderamento. Ao iniciar esse procedimento, é preciso ter em mente que será necessário muita paciência, aceitação, segurança e vontade de mudar.  

Geralmente, a transição é feita por pessoas que estão cansadas e insatisfeitas de tratar os fios de cabelo com química e querem ter de volta seu cabelo natural, seja ele cacheado, ondulado ou crespo. Ou seja, vai além da questão estética, moda ou padrões. Ela envolve muito amor próprio e vontade de ser apenas você mesma. 

Como cuidar de cabelos em transição capilar?

Saber como cuidar de um cabelo em transição é importante. Iniciar o processo demanda a construção de um cronograma específico para cuidar dos fios. Esse planejamento pode até parecer excessivo, mas é uma excelente oportunidade para ter mais controle das suas ações com as madeixas e acompanhar a evolução.

A nova rotina de cuidados deve contemplar momentos que envolvem a utilização de produtos focados na hidratação e nutrição dos fios, já que eles precisam crescer com o máximo de nutrientes possíveis e saudáveis, independentemente dele ser crespo, cacheado ou ondulado. 

Na fase de planejamento de transição, é fundamental identificar os produtos mais indicados para o seu tipo de cabelo e apostar naqueles que incluem shampoos e condicionadores com características hidratantes. Além destes itens, vale incluir no “kit transição” óleo e máscaras também focadas na hidratação, nutrição e reconstrução capilar. 

Incluir esses produtos no cronograma e segui-lo da maneira correta amplia as chances dos fios naturais crescerem com mais estrutura, força e sem danos. Os cabelos cacheados em transição precisam de cuidados para que permaneçam saudáveis.

Outros cuidados na transição capilar: 

  • Evite utilizar chapinha ou secador muito quente no cabelo que está em crescimento. Eles podem causar o ressecamento e, por consequência, aumentar o tempo da transição; 
  • Paciência é tudo. A diferença de textura entre os fios pode dificultar o desembaraçar do cabelo. Por isso, tente ser mais delicada e suave ao pentear. Essa ação evita que o cabelo fique quebradiço; 
  • Tente pentear os cabelos apenas molhados ou com o auxílio de um creme específico para o seu tipo de cabelo. Aposte em um pente com dentes mais largos e lembre-se de pentear as pontas e subir levemente por todo o comprimento do fio. 

Como se adaptar ao cabelo antigo e ao novo?

O processo vai muito além de saber como cuidar de um cabelo em transição. Aqui, é fundamental que a mulher esteja preparada e adaptada ao fato de ter duas texturas diferentes nos cabelos. A demora para a química sair por completo pode dividir opiniões e fazer a pessoa receber olhares desagradáveis. Por esse motivo, é preciso estar confiante e ter a certeza de que está no caminho certo. 

Uma técnica muito utilizada nesse processo e que ajuda a disfarçar os dois momentos do cabelo é a texturização. Essa é uma metodologia usada para criar forma e cachear a parte lisa do cabelo. Desta forma, é possível criar uma sensação de unidade por todo o cabelo para evitar qualquer comentário ou pergunta desnecessária sobre sua transição capilar, se você desejar. 

Uma segunda opção para passar pelo período de transição é incluir no cronograma algumas datas para cortes periódicos dos fios que ainda possuem química. Neste quesito, é importante ficar atenta e ir ao cabeleireiro de confiança para realizar o corte da maneira que proporcione o crescimento do cabelo. 

A terceira opção muito utilizada por famosas é a extensão capilar, o popularmente conhecido Mega Hair. Ele é um grande aliado a mulheres que gostam de ter cabelos mais longos ou simplesmente querem experimentar novas possibilidades de cortes e penteados que podem ser feitos na pós-transição. 

Existe um corte, inclusive, chamado big chop. Ele pode acontecer após 5 ou 6 meses depois do início da transição, quando ela chega ao fim. No entanto, o tempo pode ser maior e levar mais de um ou dois anos. Isso varia muito de mulher para mulher. Nessa etapa, o cabelo já possui uma boa parte natural. Assim, você elimina toda a extensão alisada e fica sem nenhuma química. Antes disso, vale apostar também em turbantes, lenços e tudo que você desejar para se sentir confiante e linda na aparência.

Por fim, inspire-se em quem já passou pela transição capilar

Maisa mostra cabelo durante transição capilar, em março de 2020 (Fotos: Reprodução/Twitter)

Se você está planejando fazer uma transição capilar, uma dica é se inspirar na história de mulheres que passaram e ainda passam pelo momento de transição capilar e em como elas se adaptaram a esse novo momento em suas vidas. Entre os casos mais recentes, está a atriz e apresentadora Maisa Silva, que deu início a sua transição capilar em 2018, quando parou de fazer progressiva e, hoje, passou a valorizar seus fios naturais e que seguem sua personalidade. 

Gostou das dicas de como cuidar de cabelos em transição capilar? Aproveite para conferir outros conteúdos do site e deixar as madeixas sempre lindas. 😉

0 Comentários

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.