Como parar de roer as unhas: dicas práticas e eficientes

Posted on
mulher com as unhas na boca para ilustrar text sobre como parar de roer as unhas

Seja por ansiedade, estresse ou qualquer outro motivo, quem nunca começou a roer as unhas e sentiu dificuldade de parar? Isso é mais comum do que podemos imaginar. Mas, se você acha que esse ato é inofensivo à saúde, lamentamos informar que, infelizmente, não é. Por isso, é essencial saber como parar de roer as unhas, ok?

Esse hábito é conhecido no mundo científico como onicofagia e estudos apontam que cerca de 30% da população mundial o cultive. Com isso, já podemos perceber que muitas pessoas levam as mãos até a boca e, quando menos esperam, já estão roendo as unhas. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Por que roemos as unhas?

Pode ser que, alguma vez, você tenha se perguntado por qual motivo, de fato, tem esse costume, certo? Acontece que, em muitas ocasiões, o comportamento é causado por conta de emoções que surgem em momentos de ansiedade, nervos à flor da pele, estresse e até mesmo quando estamos ociosos e o tédio vem à tona.

O hábito pode surgir quando você menos espera: durante a realização de uma atividade complexa, enquanto se concentra para fazer uma tarefa ou até mesmo quando você sente que precisa descarregar as tensões acumuladas pelo corpo. Ou seja, existem diversas situações que levam a roer as unhas. Em muitos casos, é a oportunidade para “escapar” da realidade.

Na parte emocional, podemos dizer que roer as unhas é um hábito que funciona como uma válvula de escape diante da situação de estresse atual. Com o tempo, o cérebro se acostuma e, quando o hábito vem à tona, a pessoa sente uma sensação de calma e relaxamento. 

Outro ponto apontado pelos estudos é o perfeccionismo, que é um traço de personalidade. Sendo assim, quem é perfeccionista, de forma geral, busca sempre pela perfeição em tudo que faz, com padrões elevados de satisfação no trabalho e em ações que envolvem, inclusive, a vida pessoal. 

Com isso, após concluir a ação, pode acontecer da pessoa levar muito tempo admirando as unhas. Nesse processo, ela analisa se estão todas do mesmo tamanho, com foco na regularidade. 

Quais os perigos de ter esse hábito?

mulher roendo as unhas

Antes de tudo, vale ressaltar que o simples fato de colocar a mão na boca, principalmente sem higienizá-la, pode ser perigoso – inclusive para disseminar bactérias, vírus e levar ao surgimento de quadros gripais, resfriados e outras infecções.

E é claro que ir além e praticar a onicofagia traz resultados preocupantes. Um dos problemas é o desgaste do esmalte dentário. Isso porque o hábito faz com que os dentes possam trincar ou lascar – e esse cenário é bem perigoso, sendo que ainda há chances de levar ao surgimento das indesejadas cáries, bem como da sensibilidade, com o desgaste do esmalte do dente.

Outro fato é que as mandíbulas também podem se prejudicar, por conta dos movimentos repetidos e constantes, que interferem em sua estrutura. Como resultado, você pode começar a sentir dores enquanto mastiga e estalos no maxilar, que causam desconforto e prejudicam a mastigação dos alimentos. 

Lesões na gengivas também podem acontecer. Afinal, as unhas são capazes de cortá-las, causando sangramentos, ferimentos e inflamações, principalmente por conta da presença de bactérias. Os problemas intestinais também surgem, como é o caso da gastrite, que causa náuseas e até queimação. Outro caso, como engolir os pedaços de unhas, é perigoso para os órgãos internos. 

Como parar de roer as unhas?

Agora que você já conhece as causas e os perigos, é hora de saber, de fato, como fazer para não roer as unhas, certo?

O primeiro passo é prestar atenção no seu comportamento e analisar por quais razões você levou as unhas até a boca. Para isso, vale fazer anotações para ajudar você a identificar quais momentos levam ao cultivo do hábito. Com isso, fica mais fácil reconhecer as próprias atitudes e lutar contra elas.

Agora, vamos conferir outras dicas?

1 – Unhas lixadas… e cortadas

Se você tem o hábito de roer unhas, então uma dica interessante para reduzir o hábito é deixá-las curtas e bem lixadas. Deixá-las pintadas também pode contribuir, uma vez que a pessoa poderá pensar “duas vezes” antes de danificar a esmaltação com os dentes. Tenha em sua rotina cuidados semanais para tratar as unhas e mantê-las sempre saudáveis. 

2 – Aposte nas unhas postiças

Outra recomendação, nos dias em que sentir as emoções afloradas, é apostar nas unhas postiças. Com isso, você reduz a vontade de roê-las. Afinal, mordê-las não será “prazeroso” e irá estragar a produção. A unha postiça, inclusive, quando colocada corretamente e seguindo todos os cuidados, chega a durar, em média, 15 dias. 

3 – Usar um esmalte específico

Além dessas dicas, vale apostar nos esmaltes específicos que possuem sabor amargo. Ou seja, ao levar as unhas até a boca, você sentirá um gosto bem ruim e desagradável, o que vai fazer com que você evite praticar a onicofagia. Os produtos não possuem cor e podem ser encontrados com facilidade na internet e em perfumarias e farmácias. 

4 – Aperte uma bolinha antiestresse

Como o próprio nome do produto já diz, a bolinha ajuda a reduzir as tensões e o estresse diário. Para usá-la, aperte com força, durante um minuto, e se concentre na ação, sem pensar em outros assuntos. Outra opção, quando pensar em roer as unhas, é recorrer ao pop it, aquela peça feita à base de silicone, em que é possível empurrar as “bolhas”. O item ajuda a reduzir o estresse e melhora a concentração.

Além dessas dicas, a lista de como parar de roer as unhas inclui melhorar a alimentação, com equilíbrio na escolha dos alimentos, além de ser importante buscar ajuda e começar um tratamento psicológico para tratar as causas que levam ao hábito. Agora, confira como deixar as unhas mais fortes.

0 Comentários

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.