Como cuidar da pele sensível? Saiba o que fazer!

Posted on
mulher aplicando creme no rosto para ilustrar como cuidar de pele sensível

Caso a sua pele apresente queimação, formigamento, manchas avermelhadas, coceira, irritação e repuxamento, então é sinal que você pode estar com a pele sensível. No geral, pessoas com a pele seca são mais propensas a desenvolver essa condição – porém, outros tipos também correm o risco. Com isso, vem à tona: como cuidar da pele sensível?

Esses são os principais sintomas que indicam que a pele está fragilizada. Em alguns casos, principalmente nos mais graves, ainda é possível desenvolver pequenas feridas. Tudo isso pode acontecer por diversas razões e, por isso, é importante conhecer as causas e como cuidar no dia a dia. Continue a leitura para saber mais!

Quais fatores deixam a pele sensível?

Para começar, uma das causas envolve a superfície da pele, a epiderme, que funciona como uma barreira protetora. Quando ela está enfraquecida, as ações externas agem com mais força. Com isso, o desconforto e a sensibilidade ficam mais evidentes. Outro ponto é quando há mais sensibilidade nas terminações nervosas da pele, que estão localizadas na derme, logo abaixo da epiderme.

Com isso em mente, é importante saber que até mesmo os alimentos que você consome diariamente são capazes de influenciar. Quando as paredes dos vasos sanguíneos estão mais frágeis, até o consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos condimentados pode levar à sensibilidade. 

E não para por aí! Quem possui doenças de pele, como os diferentes tipos de dermatites, além de rosácea, uma condição crônica em que os sintomas se manifestam com vermelhidão na face e, em alguns casos, pequenos inchaços acompanhados de pus, também sentem a pele mais sensível. 

Outras causas incluem: 

1 – Dias frios (ou seja, no inverno)

Quando os dias frios começam, é hora de tirar os casos do fundo do guarda-roupa, bem como redobrar os cuidados com a pele. Isso porque, nesse período de baixas temperaturas, a pele tende a ficar mais frágil e, como consequência, mais ressecada. Com isso, quem já sofre com pele seca sente ainda mais esses impactos.

2 – Gestação

A gravidez faz com que a mulher passe por diversas alterações hormonais. Nesse período, a pele também sente as mudanças e costuma ficar mais irritada, avermelhada e sensível. 

3 – Banho quente, fatores ambientais e mais

A pele sensível sente ainda mais o impacto da água quente, o que pode deixá-la mais ressecada e contribuir para o aparecimento de manchas avermelhadas. Além disso, ar seco, poluição e calor ou frio excessivo também são responsáveis por causar alterações na pele. A depilação, por sua vez, também deixa a região sensibilizada, o que requer cuidados.

Então, como cuidar da pele sensível? 

1 – Hidrate sempre

A pele sensível precisa receber hidratação com produtos que combatem a perda de umidade e protegem a barreira protetora da pele. É importante que o item escolhido auxilie no processo de renovação e ajude a nutrir e acalmar a pele. Com esse cuidado, você sentirá que o toque estará mais macio, suave e livre de descamações e alergias. 

2 – Não agrida a pele durante o banho

Tem dias em que a vontade é passar a bucha pelo corpo todo durante o banho para remover as impurezas, não é mesmo? Acontece que, se a ação acontecer com força, a pele pode sofrer lesões e ficar mais ressecada. Por isso, aposte em movimentos suaves. Evite banhos longos e quentes. A água morna (ou, se puder, a fria) é a melhor opção para não remover a oleosidade natural da pele e remover sua proteção. 

3 – Cuide da alimentação

Os alimentos possuem grande influência em nosso corpo – e, inclusive, podem afetar a pele negativamente, causando irritações. Por isso, aposte sempre em uma alimentação equilibrada e evite o consumo excessivo de opções industrializadas, ricas em açúcar e doces. Vale também consultar um nutricionista para montar um cardápio de acordo com as suas necessidades. 

Além desses pontos, cuidar da pele sensível envolve:

  • Utilizar sabonetes neutros e outros itens próprios para pele sensível. Evite produtos com álcool na composição e substâncias adstringentes;
  • Aplicar protetor solar no rosto e no restante no corpo para evitar queimaduras, manchas, vermelhidão e até câncer de pele por conta dos raios ultravioletas;
  • Incluir a água termal na sua rotina e aplicá-la no rosto. O produto que tem como ação calmante e antioxidante, além de suavizar irritações, hidratar  proteger a pele das agressões do dia a dia;
  • Evitar o uso de produtos vencidos, que podem causar alergias, irritações e deixar a pele ainda mais debilitada.

Saber como cuidar da pele sensível é importante para evitar piorar a condição. Diante de qualquer sintoma, procure um dermatologista, que irá avaliar o seu caso e indicar o tratamento adequado. Agora, que tal conhecer os benefícios da água para a pele? Boa leitura!

0 Comentários

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.