Lábios rachados e feridos: como cuidar e reverter a situação?

Posted on
mulher aplicando protetor labial para ilustrar texto sobre lábios rachados e feridos

Lábios rachados e feridos costumam causar incômodo e preocupação nas pessoas que enfrentam essa situação. Acontece que o ressecamento pode vir à tona com frequência e por diversos motivos. Isso, principalmente, porque a pele da boca é fina e, sem os devidos cuidados, fica desgastada. Com isso em mente, confira quais as causas e como reverter esse cenário.

Por que os lábios ficam rachados?

Os lábios podem ficar ressecados por conta das baixas temperaturas, ou seja, quando está frio e em dias de ventos fortes. O clima seco também contribui e faz com que a boca sofra as consequências. Outras razões incluem deficiência de algumas vitaminas, tratamentos médicos, doenças autoimunes, medicamentos, exposição solar com frequência e quando o corpo está desidratado. 

A causa também pode estar relacionada com a pandemia de Covid-19, que obrigou o uso de máscaras por muitas horas para conter a disseminação da doença. Um estudo divulgado em maio de 2020 pelo Instituto Insites, do Reino Unido, indica que 66% dos entrevistados sentiram a boca mais seca após o uso do acessório por mais de uma hora. Além disso, 81% das pessoas relataram que sentiram uma necessidade maior de hidratar os lábios. 

Como cuidar dos lábios rachados e feridos?

mulher aplicando protetor labial para ilustrar texto sobre lábios rachados e feridos

Existem diversas ações que devem ser colocadas em prática para cuidar e prevenir lábios rachados e feridos. Algumas, inclusive, são fáceis de serem adotadas e devem fazer parte da sua rotina. Ao seguir essas dicas, você poderá dizer adeus à sensação de boca seca e garantirá lábios hidratados e saudáveis. Confira!

1 – Aposte no hidratante labial

O hidratante labial é um produto comercializado por diversas marcas e deve acompanhar você por onde for. O produto é perfeito para promover a hidratação dos lábios e deixá-los regenerados, bem como impedir o ressecamento. Com isso, a boca ficará macia e hidratada, impedindo o surgimento das terríveis pelinhas, que não devem ser mordidas ou arrancadas.

2 – Use um esfoliante labial

O esfoliante labial é outro produto que deve ser usado e fazer parte da sua rotina de cuidados com os lábios. Ao remover as células mortas, o item promove a renovação celular. Também é responsável por estimular a circulação sanguínea e deixar a boca sem pelinhas, ou seja, bem lisinha e com muita maciez. 

3 – Beba água

Beber água é outro fator importante e que traz diversos benefícios para a pele. Os lábios também são beneficiados e ficam super hidratados quando você consome a quantidade ideal do líquido por dia: 35ml para cada kg do seu peso. Assim, você garante que o seu organismo funcione corretamente e o seu corpo se mantenha saudável e hidratado. 

Além desses pontos mencionados, outras dicas incluem:

  • Usar regeneradores labiais com dexpantenol e vitamina E para tratar lábios ressecados e devolver a merecida hidratação;
  • Não passar a língua, uma vez que o pH da saliva é ácido e, quando os lábios já estão mais fragilizados, pode ‘assar’ a região.

Outra recomendação é passar nos lábios apenas produtos específicos para a região. Por isso, não corra o perigo de utilizar itens que são destinados para outras regiões, como o hidratante corporal, que podem promover agressões. Há perigo, ainda, de engolir a substância aplicada, além da possibilidade de passar a língua na região e sentir um gosto desagrádavel.

Caso você perceba que as feridas na boca são mais frequentes, a dica é procurar um dermatologista, que fará uma análise da área e indicará o tratamento correto. Com isso, lábios rachados e feridos vão ficar no passado. Agora, que tal descobrir se passar gelo no rosto faz bem para a saúde? Boa leitura!

0 Comentários

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.