Quantas vezes pode esfoliar o rosto por semana?

Posted on
mulher com toalha na cabeça e esfoliante no rosto para ilustrar texto sobre Quantas vezes pode esfoliar o rosto

Existem diversos processos que ajudam a deixar a pele bonita, saudável e com aspecto viçoso. Um deles é a esfoliação, ideal para remover células mortas, controlar a oleosidade e garantir uma aparência uniforme. Porém, uma dúvida comum sobre o tema é: afinal, quantas vezes pode esfoliar o rosto por semana?

Para saber tudo sobre o assunto, continue a leitura e acompanhe o artigo que preparamos especialmente para você! <3

Quais os benefícios de esfoliar o rosto?

A esfoliação traz muitas vantagens e deve fazer parte da sua rotina de cuidados com o rosto. Então, vamos conhecer os benefícios? 

Para começar, vale destacar que ela serve para remover aquela camada superficial da pele que acumula sujeira e células mortas com o passar dos dias e que contribuem para a obstrução dos poros, sabe?

O procedimento ajuda a combater o aparecimento de manchas e marcas na região, além de ser perfeito para o processo de eliminar as células mortas e ativar a produção de novas. 

Ou seja, essa limpeza profunda ajuda a ter uma pele com aparência mais jovem, lisa e macia, do jeito que você deseja.

A jovialidade acontece por conta da renovação celular que traz, ainda, uma textura homogênea à pele. 

Outro ponto positivo é a remoção do excesso de sebo que fica acumulado nos poros. Com isso, as partículas minúsculas são ótimas aliadas para auxiliar na prevenção de espinhas e cravos. 

E é claro que as boas notícias não param. Além de todos os pontos já comentados, a técnica faz com que os cremes usados depois, como é o caso dos hidratantes faciais, tenham melhor capacidade de absorção, uma vez que as impurezas foram embora e a pele está pronta para o próximo passo da rotina de skincare.

Mas, afinal, quantas vezes pode esfoliar o rosto na semana?

Apesar de oferecer diversos benefícios, é importante ter atenção para não exagerar na esfoliação facial e prejudicar a pele.

Por isso, se você está se perguntando “quantas vezes devo esfoliar o rosto”, a resposta vai depender do seu tipo de pele, ok?

Em peles oleosas, os dermatologistas recomendam realizar o procedimento duas vezes por semana. Em peles secas e normais, uma vez por semana é suficiente.

Aqui, é importante prestar atenção. Isso porque se você usar o esfoliante mais do que o recomendado, o resultado não será nada agradável. 

Afinal, em excesso, o uso do produto pode deixar a pele irritada e vermelha, além de causar coceira e, em muitos casos, fazer com que a produção de oleosidade fique maior. 

Como esfoliar o rosto?

Agora que você já sabe com que frequência deve realizar a esfoliação, chegou a hora de aprender o passo a passo de como fazê-la. 

O rosto é uma região sensível e, por isso, você deve aplicar o produto com movimentos circulares na pele molhada. É importante que ela esteja limpa antes. Em hipótese alguma use o esfoliante sem antes umedecer a pele, pois isso poderá machucá-la.

Também não aplique com força para evitar lesões. Vá com calma para que o produto possa penetrar na pele, sem agredi-la.

Confira o passo a passo:

  1. Comece pela zona T e aplique na testa. Em seguida, vá para o nariz, inclusive nas laterais;
  2. Depois, passe no queixo;
  3. No próximo passo, direcione para as maçãs do rosto.

Passe por todo o rosto, mas deixe de fora o buço e a região dos olhos, combinado? 

Agora, aguarde os ativos agirem por alguns minutos e enxágue com água morna ou fria na sequência.

Na hora de escolher o esfoliante, opte pelos produtos específicos, principalmente aqueles que são indicados por dermatologistas. O uso de combinações caseiras não é indicado, ok? Isso pode prejudicar a sua pele, além de causar possíveis alergias e até deixá-la ressecada.

O que fazer depois da esfoliação facial?

Depois de esfoliar, existe um próximo passo que deve ser respeitado: a hidratação. Essa etapa é super importante para repor a água que a pele precisa para se manter saudável. Portanto, sempre quando for utilizar o esfoliante, use o hidratante em seguida. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esse processo é importante para manter a camada de proteção cutânea íntegra e impedir que a pele sofra com irritações, infecções, envelhecimento precoce, descamação e ressecamento. 

Agora você já sabe quantas vezes pode esfoliar o rosto e poderá aproveitar todas as vantagens da esfoliação. Porém, antes de qualquer coisa, consulte um dermatologista para avaliar o seu caso. Pessoas com psoríase ou com a pele machucada, por exemplo, devem evitar o procedimento, ok? Continue por aqui e veja os benefícios da água para a pele

0 Comentários

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.