O que acontece se dormir com cabelo molhado?

Posted on
mulher com cabelo molhado no banho para ilustrar texto sobre Oo que acontece se dormir com cabelo molhado

Após um dia cansativo, nada melhor do que chegar em casa, tomar um banho, deitar na cama e relaxar. Em muitas dessas ocasiões, no período da noite, a preguiça bate e não queremos secar as madeixas, não é? Mas, você sabe o que acontece se dormir com cabelo molhado

Caso a resposta seja não, continue por aqui!

Bom, se você tem o hábito de dormir com os fios úmidos, é hora de revê-lo porque as notícias não são das mais agradáveis. 

Isso porque, infelizmente, esse hábito não é indicado e pode trazer vários danos à estrutura capilar e fazer com que haja queda e enfraquecimento. 

Ou seja, os danos são reais.

Quer saber mais? Então, confira o artigo que preparamos para você!

O que acontece se dormir com cabelo molhado?

mulher loira secando o cabelo com secador no banheiro

Por mais irresistível que seja, lembre-se sempre de secá-lo antes de dormir, inclusive para evitar dermatite seborreica. Aplique um protetor térmico no caso de usar um secador para criar uma barreira protetora. 😉

Para começar, o primeiro ponto é que os fios úmidos contribuem para a proliferação de bactérias e fungos, que causam não só coceira como também queda e até mesmo caspa. 

Além disso, o cabelo fica mais frágil, especialmente se você seguir com esse hábito por muitos dias seguidos. A quebra, inclusive, pode acontecer em qualquer parte das madeixas, uma vez que estão mais fragilizadas.

O surgimento de pontas duplas também aparece aqui. Com a umidade dos fios, há um atrito com o travesseiro que faz a haste capilar romper, com o passar do tempo. Se você usar química com frequência, os prejuízos ficam ainda mais intensos. 

Outros problemas causados por dormir com os fios úmidos

  • Maior propensão à caspas, o que resulta na descamação do couro cabeludo;
  • O cabelo pode ficar amassado e, ao acordar, o resultado não será o mais interessante;
  • O tempo de secagem aumenta. Com isso, você ainda pode acordar com uma sensação de fios molhados nada agradável;
  • Além da queda, feridas graves e infecções podem surgir;
  • As madeixas ficam mais elásticas e, com isso, enfraquecidas.

Caso você sofra com asma ou rinite, as crises podem ficar mais intensas ao dormir com o cabelo molhado. Acontece que, assim, a fronha do travesseiro fica úmida e o resultado não é agradável: proliferação de ácaros e fungos pelo tecido, que são prejudiciais à saúde. 

Então, agora que você já sabe… Sempre seque as madeixas, combinado? Quando possível, lave os fios o mais cedo possível para que, ao deitar, eles já estejam mais secos.

Deixar a secagem acontecer de forma natural é o mais indicado. Porém, nem sempre é possível e, com isso, é necessário optar por um equipamento queridinho: o secador.

Além de aplicar o protetor térmico, como comentamos anteriormente, mantenha o aparelho a 20 centímetros de distância do couro cabeludo. Também evite usar a temperatura máxima com frequência, ok?

Com isso, você evita danos aos fios e os mantêm como sempre desejou: macios, saudáveis e, claro, cheios de brilho.

Então, agora que você já sabe o que acontece se dormir com cabelo molhado, viu a necessidade de eliminar esse hábito da sua rotina, certo? Existem ainda outros cuidados que podem ser colocados em prática. Por isso, confira outras dicas de como cuidar do cabelo antes de dormir

0 Comentários

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.