Como saber meu tipo de cabelo: aprenda a identificá-lo

Posted on
mulher com expressão pensativa para ilustrar texto sobre como saber meu tipo de cabelo

Quantas vezes você já se perguntou: “Como saber meu tipo de cabelo?” ou “Será que estou comprando o produto certo?”.  Com uma infinidade de tratamentos para os mais variados tipos de fios, é natural ter essa dúvida. Afinal, ninguém quer errar e comprometer a saúde e beleza das madeixas. Por isso, é muito importante conhecer o seu próprio cabelo para optar pelos produtos corretos.

Liso, cacheado, crespo e ondulado. Misto, oleoso ou seco… De um modo geral, estes são os tipos de fios e características que desde sempre levamos  em consideração. Mas, você sabia que, na verdade, existem 12 tipos de fios diferentes? Então, vem com a gente para descobrir em qual categoria suas madeixas se encaixam e saiba como tratá-las! 

Como saber meu tipo de cabelo?

mulher com dedo no rosto pensando

Conhecido por tratar dos fios da apresentadora Oprah Winfrey, o cabeleireiro note-americano Andre Walker desenvolveu o sistema de classificação de tipos de cabelos, considerando que cada categoria de fio – liso, ondulado, cacheado e crespo – possui, ainda, texturas diferentes. 

Sendo assim, o profissional criou subcategorias para tipificar os tipos de cabelos utilizando letras e números que vão do 1A ao 4C. Acompanhe a seguir e entenda melhor como funciona o sistema de classificação. 

tipos de cabelo
1- Liso / 2-Ondulado / 3- Cacheado / 4- Crespo

1 – Cabelo liso

mulher ruiva de cabelo liso

Sem apresentar nenhum tipo de ondulação, o cabelo liso geralmente é mais oleoso, pois não tem nenhuma curvatura, o que faz a oleosidade natural do couro cabeludo percorrer toda sua extensão até as pontas. Também são difíceis de modelar.

Esta categoria de fio está subdividida em: 

1A – É aquele liso escorrido que não segura nenhum acessório. O fio é bem fino e sem volume, mas costuma ser bem macio e brilhante. Fica oleoso com facilidade, dando aquela impressão de “colado na cabeça” e, por isso, o melhor é evitar produtos à base de silicone.

1B – Um liso mais encorpado, com o fio mais grosso e, apesar de ter a mesma oleosidade que o 1A, tem um pouco mais de volume. Outra característica é que nesse tipo de fio é possível usar grampos e presilhas. 

1C – Com uma estrutura bem mais grossa que o 1B, esse fio traz a oleosidade típica do cabelo liso, mas conta com um pouco mais de volume. 

2 – Cabelo ondulado

mulher sentada na cama com mão no rosto e cabelo cacheado

Diferente do cabelo liso, esse tipo de fio possui uma leve curvatura em formato de S, o que dá um leve movimento, mas sua raiz é lisa e pode apresentar frizz. 

2A – Com uma ondulação leve, tem estrutura fina, o que não garante muito volume.  Geralmente, a oleosidade fica mais concentrada na raíz e não vai até as pontas. Esse tipo de fio é mais fácil de modelar

2B – Traz uma curvatura em S mais definida, tem grossura mediana e costuma apresentar mais frizz no topo da cabeça. É menos oleoso que o 2A e não é muito fácil de modelar.

2C – Apresenta ondas mais bem definidas, fios mais grossos e com volume. Já se aproxima bastante do cabelo cacheado e, por isso, é mais difícil ser moldado. Possui raiz levemente oleosa.  

3 – Cabelo cacheado

mulher puxando uma mecha de cabelo para ilustrar cabelo cacheado

Possui cachos mais bem definidos e simétricos, que lembram uma mola, o que impede que a oleosidade da raiz alcance a extensão do fio. Por isso, mantê-lo bem hidratado é essencial.

3A – Traz um cacho mais leve e aberto, mas com mais definição do que o cabelo ondulado. Normalmente tem bastante brilho e é fácil de ser modelado com babyliss ou alisado com escova. 

3B – Esse tipo de fio conta com cachos mais fechados, definidos e com muito mais volume que o 3A. Merece muita atenção com hidratações regulares para evitar o ressecamento.

3C – Com chacho muito mais fechados e estreitos que o 3B, o fio é mais fino e sensível, o que acende um sinal de alerta para não descuidar a hidratação. Destaque para sua definição e volume.

4 – Cabelo crespo

mulher com cabelo crespo

Também conhecido como cabelo afro, tem estrutura bem fina e sensível. Como a oleosidade da raiz não consegue percorrer o fio, é mais ressecado e exige muita hidratação para se manter saudável e com brilho.

4A – É muito parecido com o fio 3C, mas apresenta cachos ainda mais fechados e estreitos, lembrando pequenas molas. Não é recomendável que seja lavado todos os dias para não comprometer a umidade natural e prevenir o ressecamento excessivo.

4B – Traz caracóis em formato zig-zag, com menos definição e muito volume. Seu grau de sensibilidade é alto e pode ficar ressecado com ainda mais facilidade que o 4A, por isso é bastante opaco. 

4C – Extremamente sensível, este tipo de fio possui pouca ou quase nenhuma definição de cachos, mas tem um volume de dar inveja. Merece máxima atenção no quesito hidratação e não é recomendável que seja lavado todos os dias.

Cada tipo de cabelo precisa de cuidados especiais 

É sempre bom lembrar que cada fio pede cuidados específicos. E, conhecendo as características e necessidades das suas madeixas, fica mais fácil buscar produtos e tratamentos mais adequados.

Bom, já que solucionamos sua dúvida sobre como saber meu tipo de cabelo, é hora de entender o que o seus fios precisam para que estejam sempre saudáveis, macios e com brilho.

0 Comentários

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.