Com 7 truques, você saberá como diminuir a oleosidade do cabelo

Posted on
mulher escovando o cabelo para ilustrar pauta de como remover a oleosidade do cabelo

Como diminuir a oleosidade do cabelo? Essa é uma pergunta que está na cabeça de inúmeras mulheres que sofrem com fios oleosos. No entanto, a oleosidade é comum e até saudável dentro de uma quantidade normal. Contudo, quando aparece em excesso, além da questão de incomodar visualmente ao longo do dia por prejudicar a aparência, o óleo traz consigo o surgimento de caspa, queda dos fios e até coceira.

Se você sofre com oleosidade nos fios, não se preocupe. Afinal, conseguimos reverter essa situação. Com a criação de um cronograma capilar, o uso de produtos adequados ao seu tipo de cabelo e outros truques, será possível controlar o óleo do couro cabeludo e deixar a madeixa mais saudável. 

O que causa a oleosidade no couro cabeludo? 

Antes de listar os cuidados de como diminuir a oleosidade dos cabelos, é importante destacar que o óleo em excesso está diretamente relacionado a questões fisiológicas e alterações hormonais, que intensificam a produção maior de óleo. Por isso, os níveis são tão diferentes entre as pessoas. 

Além disso, existem outros fatores relacionados a hábitos que são comuns no dia a dia, como banhos muito quentes, uso de secador em altas temperaturas, shampoos, condicionadores e cremes não adequados ao seu tipo de cabelo. Esses são apenas alguns fatores que contribuem negativamente e deixam o cabelo com aspecto gorduroso.

Então, como diminuir a oleosidade do cabelo?

1 – Crie um calendário de lavagem 

A primeira dica é encontrar a frequência adequada ao seu tipo de cabelo. Por isso, é necessário fazer testes para encontrar o tempo ideal e deixá-lo menos oleoso. Para muitas pessoas, pode ser difícil resistir à tentação de lavar todos os dias, mas a indicação é fazer em dias alternados. Por isso, encontrar esse equilíbrio é fundamental para manter o cabelo forte e saudável. O ideal é não passar muitos dias sem lavar para não estimular a glândula sebácea a produzir mais oleosidade. 

2 – Escolha o produto adequado ao seu tipo de cabelo

Converse com o seu cabeleireiro de confiança ou procure um dermatologista para ter uma indicação mais correta e assertiva ao seu tipo de cabelo. Hoje, existem diversos produtos à disposição, sendo necessário ter cuidado na escolha. O ideal é ter equilíbrio e usar fórmulas balanceadas. Produtos que removem a oleosidade por completo podem causar o efeito contrário ao esperado.

3 – Cuidado ao pentear

É preciso redobrar a atenção ao pentear e massagear o cabelo oleoso. Isso porque ações mais fortes e agressivas podem provocar uma irritação no couro cabeludo e estimular a produção de mais óleo. Por isso, vale ser mais gentil e fazer movimentos leves e suaves. Com ele seco, evite coçar com as unhas e tocar os fios com as mãos. Essas ações transferem mais oleosidade aos fios.

4 – Shampoo a seco é um aliado em emergências

Por parecer um talco para o couro cabeludo, o shampoo a seco ajuda a retirar o excesso do óleo do cabelo. Vale lembrar que não é indicado o uso constante deste produto. Ele deve ser utilizado em situações de necessidade ou emergência de última hora. Com o shampoo a seco, é possível retomar o volume, já que ele absorve a oleosidade e melhora o aspecto visual de toda madeixa.

5 – Evite os famosos métodos caseiros

Soluções caseiras para os cabelos aparecem em todo lugar e, na maioria das vezes, se dizem perfeitas. Contudo, o uso de álcool, limão, vinagre e outros métodos podem trazer ainda mais prejuízos ao couro cabeludo, como irritação e dermatite seborreica. Por isso, fuja das criações feitas em casa e sempre aposte em produtos clinicamente testados para os cabelos.

6 – Atenção na aplicação de máscaras e condicionadores

Enquanto o shampoo deve ser aplicado no couro cabeludo, máscaras e condicionadores não devem chegar na raiz para evitar o aumento de oleosidade nesta região. Cabeleireiros e dermatologistas fazem o alerta: o ideal é aplicar esses produtos apenas no comprimento e nas pontas. O excesso de oleosidade pode causar caspa e até contribuir para a queda dos fios.

Gostou das dicas que ensinam a como diminuir a oleosidade do cabelo? Deixe seu comentário! ❤️

0 Comentários

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.