O que é bad hair day e o que fazer para controlar os fios

Posted on
mulher com o cabelo no vento para ilustrar o bad hair day

Você acorda, olha no espelho e, de repente, vê que o cabelo não está como gostaria. É o famoso bad hair day. Isso é bem comum de acontecer, afinal, nem sempre ele se comporta como desejamos. Nesse dia, tudo parece dar errado e cada técnica que você tenta para ajeitar as madeixas é em vão, não é mesmo? Bom, você não está sozinha nessa.

Muitas pessoas sentem que, às vezes, os fios ficam rebeldes e possuem vida própria. E isso pode acontecer com qualquer tipo de cabelo, seja ele liso, ondulado, cacheado ou crespo, além do comprimento, que não fica de fora. Então, o que fazer quando as madeixas insistem em se rebelar? É o que você confere neste texto. 

O que fazer no bad hair day?

A primeira dica do hair stylist Miró Rodriguez é usar produtos de finalização. “Às vezes, o movimento do seu cabelo não estará do jeito que você quer e ‘brigar’ com ele só vai te tirar tempo e paciência. Então, ao invés de se estressar com isso, busque produtos que te ajudarão a finalizar do jeito que você quer, como fixadores, pomadas e mousses”, recomenda.

Outra dica é ter criatividade e apostar nos acessórios e em penteados. “Indico muito o coque. Se você tiver uma reunião no dia, por exemplo, vale mais a pena fazer um coque lindo do que ficar perdendo o tempo brigando com o cabelo. Os acessórios também podem ajudar, como aquelas presilhas que costumam facilitar ainda mais a hora dos penteados”, completa o especialista.

É muito comum, ainda, que o problema afete pessoas de cabelo curto e com franja, mas essa dica vale para todos: apostar em bandanas, arcos e grampos de cabelo. “Em muitos casos, é só aceitar que o cabelo não está em um bom dia e criar em um look mais chamativo”, destaca o hair stylist. É interessante também apostar em tranças, que ficam estilosas e podem ser feitas de diversas formas.

Agora, se o problema for que, além de arrepiar, o cabelo estiver oleoso e não há tempo para lavar, a indicação é usar um shampoo a seco. O produto ajuda, de fato, a remover o aspecto de oleosidade, mas deve ser utilizado com moderação. Isso porque, ao ser usado em excesso, o item pode causar problemas à saúde capilar, como coceiras. Aplique-o, sempre, respeitando a distância de, em média, 15cm do couro cabeludo, combinado?

3 dicas para diminuir os dias de cabelos rebeldes

mulher de cabelo cacheado com expressão de preocupada com o cabelo

Antes, vamos à uma curiosidade: o tricologista britânico Philip Kingsley foi o responsável por criar a expressão bad hair day e, em sua carreira, atendeu grandes celebridades, como Victoria Beckham e Audrey Hepburn. Sua filha, Anabel Kingsley, seguiu a profissão do pai e, em entrevista ao Daily Mail, trouxe algumas ações que ajudam a cuidar das madeixas. Vamos conferir?

1 –  Lavar o cabelo da forma correta

Para começar, é necessário lavar as madeixas corretamente. Para isso, Anabel destaca que o primeiro passo é molhar bem o cabelo. Em seguida, coloque o shampoo na palma da mão, passe no cabelo e, de forma suave, massageie o couro cabeludo por cerca de um minuto. A espuma deve escorrer pelo comprimento dos fios. 

Outra recomendação é não empilhar o cabelo no topo da cabeça, em uma espécie de coque. Essa ação pode emaranhar os fios, ou seja, deixá-los mais embaraçados. No processo, é essencial enxaguar em abundância e, assim, remover todo o produto. “Uma das causas mais comuns de cabelos sem brilho é a lavagem inadequada com shampoo”, pontua a tricologista.

2 – Condicionador? Sim, por favor

Muita gente acredita que o condicionador é um item dispensável e, com isso, não é necessário usá-lo sempre. Porém, é exatamente ao contrário. “Ele é uma parte essencial da rotina de qualquer pessoa. Desembaraça, reduz a quebra e traz brilho. Os problemas só ocorrem quando escolhem o condicionador errado para seu tipo de cabelo ou o aplicam muito próximo ao couro cabeludo”, diz Anabel.

3 – Produtos certos para o seu tipo de cabelo

O seu cabelo é grosso? Então, você precisa de produtos que aumentem a maleabilidade dos fios e fiquem mais brilhosos. Por ser mais poroso, a dica é investir em itens que trazem hidratação. “Procure por shampoos e condicionadores específicos para cabelos grossos. Bons ingredientes incluem óleo de babaçu, glicerina e vitamina B5”, ensina a especialista.

No caso do cabelo fino, a tendência é ser mais oleoso e sofrer mais com a queda, o que faz os fios perderem movimento. “Procure por shampoos volumizadores, condicionadores e produtos para pentear que contenham proteínas vegetais, como quinoa, e queratina hidrolisada, para ajudar a adicionar volume aos fios. Para reduzir a oleosidade, use um tônico para o couro cabeludo”, finaliza Anabel.Além de tudo isso, outra característica do bad hair day é o frizz. Por isso, confira 7 passos que vão ajudar a domar os fios rebeldes. Boa leitura!

0 Comentários

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.